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Metas de vendas: como fazer?

Você quer vender mais? Existe uma estratégia muito simples de atingir melhores resultados: as metas de venda. Continue lendo esse post e entenda elas podem otimizar seus resultados e como defini-las da melhor forma possível.

O que são metas?

As metas são objetivos traçados em um determinado período de tempo, ou seja, é o que você deseja alcançar e em quanto tempo. Com a definição de metas claras e objetivas fica mais fácil saber onde a empresa quer chegar e como a equipe pode ajudar.

Como definir uma meta?

Definir as metas certas pode ser uma tarefa difícil, pois essa não é uma métrica que você pode controlar, você pode apenas criar mecanismos para atingir aquele determinado objetivo.

Ao criar metas é preciso ter cuidado para não haver pontas soltas. O ideal é que todos os colaboradores dos times envolvidos com o processo participem da definição. Por exemplo: se a sua meta é vender 20% a mais, é preciso alinhar se o pessoal da produção e logística conseguem alcançar esse número também.

Além disso, com a participação ativa dos times envolvidos, todos os colaboradores passam a se sentir responsáveis por aquela métrica, e as chances delas serem atingidas automaticamente ficam maiores.

Um método que vai ajudar na definição de metas é o SMART. Ele foi criado por Peter Drucker, um guru da administração moderna. Para alcançar esse resultado, a metodologia propõe que suas metas sejam estruturadas de acordo com 5 critérios que formam o nome do método: eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo.

S – Específica: Tradução do termo em inglês specific. Esse critério de definição da meta SMART prevê que suas metas sejam claras e objetivas, sem dúbias interpretações.

M – Mensurável: De nada adianta ter uma meta se não conseguir medir os resultados depois. E é esse o conceito do M: mensurável ou mensurable. Depois de especificar a meta, é necessário analisar se ela é capaz de ser mensurada.

A – Atingível: O critério analisado pela letra A é se a meta é atingível ou attainable. Agora que você já definiu uma meta específica e mensurável é a hora de refletir se ela é atingível. É possível batê-la? Com esforços justos? Uma meta inatingível pode deixar o seu time de vendas desmotivado.

R – Relevante: Segundo o critério relevante ou relevant, uma meta relevante deve impactar positivamente o seu negócio. Ela tem que trazer resultados impactantes para a sua empresa e trazer uma situação melhor do que a anterior.

T – Tempo: O tempo ou time é o último critério de definição da meta SMART. Este critério significa que a sua meta deve ter prazo definido. As metas sem data de cumprimento tendem a não ser priorizadas.

Não esqueça de envolver os times na definição dessas tarefas!

É importante também conhecer bem o fluxo de vendas e funcionamento do seu negócio. Para isso, o uso de softwares como o Menu Compilart pode auxiliar muito. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

 

Referência:

Blog Facil123