fbpx

Ticket médio: como esse indicador pode melhorar suas vendas?

Afinal, o que é ticket médio?

O ticket médio é uma das métricas mais importantes para empresas de qualquer porte e qualquer segmento. Por meio dele é possível melhorar os seus resultados, planejar metas assertivas e obter lucros ainda maiores. Ele mostra qual o valor médio de consumo de cada cliente no seu estabelecimento. Esse valor pode ser visto individualmente para cada cliente por período ou ainda como uma média de todos os seus clientes, trazendo assim informações relevantes sobre o montante das suas vendas, os valores dessas e o número de clientes que geraram esse resultado.

Por que é importante acompanhar o ticket médio?

Essa métrica que mostra, em relação ao comercial, quanto a empresa está tirando proveito das vendas. O empreendimento sempre terá o gasto de manter o cliente, por isso, é importante que maximize o retorno desse investimento vendendo o maior volume de produtos que conseguir ou a maior quantidade em valor, desde que sempre siga o princípio do sucesso do cliente.

Como calcular o ticket médio?

Para calcular o seu ticket médio, basta escolher o período que deseja apurar e fazer uma conta simples. Imagine, por exemplo, que você queira saber o ticket médio de todos os clientes no mês de junho. É só seguir o cálculo:

ticket médio = valor de todas as vendas / quantidade de vendas

Você pode calcular também o ticket médio por cliente, fazendo a mesma conta com os números relacionados ao mesmo. Vale também o cálculo do ticket médio por vendedor. Utilizando os números relacionados apenas às suas vendas. Pode-se ainda analisar o ticket médio por região, por períodos menores ou maiores, as possibilidades são muitas, mas vale a análise que seja importante para o seu negócio.

 

Referência

Blog Facil123